Grupo de Consciência Corporal na UBS N. S. do Brasil


em 26/12/2017

grupo 2 (1)

Atravessar as ladeiras da Bela Vista, no centro de São Paulo, não é tarefa fácil, mas a aposentada Sonia Roscigno, 81, não se deixa vencer por elas. “Eu venho mesmo assim”. Tudo isso para participar do grupo de Consciência Corporal promovido pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Nossa Senhora do Brasil toda terça-feira.

Sonia começou a participar do grupo por indicação da UBS, devido a dores nos joelhos e na coluna. Esse é justamente o perfil para o qual o grupo é voltado, afirma o educador físico do Nasf Marcos Trevizoli: pessoas, especialmente idosos, com dores crônicas. Ao todo, são cerca de 45 participantes em cada encontro.

“Fazemos uma junção entre a fisioterapia e o exercício físico leve, dentro do que eles ​conseguem executar”, explica Marcos. O grupo existe há cerca de três anos e, a cada encontro, é trabalhada uma parte do corpo ​com exercícios focados. “Realizamos trabalhos de coordenação motora, equilíbrio, alongamento, força, postura… E também cognitivos ​por​que, para muitos idosos, isso é necessário”.

Outro foco do grupo é na saúde mental dos participantes. “Porque a dor também tem vínculo com a ansiedade,​ a​ depressão”, ele frisa. E a simples participação, com a quebra da rotina​ e a interação com o grupo, também traz benefícios para a autoestima dos participantes. “Hoje, a gente percebe que até a vaidade voltou”.

A autonomia dos participantes é um dos avanços conquistados pelo grupo. “Muitos vêm com bengala, mas chegam aqui e acabam deixando ela de lado. Eles também relatam mais facilidades nas atividades de vida diária”, conta Ana Beatriz Medina, fisioterapeuta do Nasf.
​​
“Aqui não é um lugar onde tratamos apenas a parte física”, ​ressalta Beatriz. E a aposentada Geralda Gomes, 75, confirma. “Quando venho, passo o dia inteiro leve, porque o exercício me ajuda muito”. Ela conta que participa das reuniões há pouco mais de um ano, e que, desde então, já aprendeu muito sobre os exercícios e o próprio bem-estar.