IABAS realiza número recorde de regulações em MS


em 05/02/2018

MS

O IABAS assumiu em abril de 2017 o desafio de administrar o Complexo Regulador Estadual (CORE) do estado do Mato Grosso do Sul. O complexo representa a reestruturação do serviço no estado e, em nove meses de trabalho, houve um crescimento de mais de 100%, com média de 6.500 solicitações/mês, contra 3.000 solicitações/mês, em média anteriormente.

Dessa forma, a gestão já regulou mais de 38 mil solicitações, com 99% de resolutividade. Todo o trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul nas ações de regulação inter-hospitalar de Urgências e Emergências de todos os 79 municípios do Estado.

Um dos principais fatores de sucesso desta evolução passa pela substituição do modelo anterior utilizado via FAX para um modelo renovado totalmente informatizado, com histórico de dados acessíveis em tempo real pelos entes participantes da Regulação de Urgências e Emergências.

Além disso, o serviço foi reestruturado e reorganizado, contando com estratégias inovadoras no treinamento dos profissionais de todos os equipamentos de saúde envolvidos na regulação do acesso de urgências. Ao todo, 949 pessoas foram treinadas, sendo de UBS, hospitais, UPAs, secretarias municipais de saúde, entre outras unidades e órgãos.