IABAS entrevista: Ursulene Martins


em 07/02/2018

IABASentrevista1 (1)

Ursulene Martins, 42, entrou na Saúde Pública por acaso. Depois de experiências em várias áreas, começou a atuar como Agente Comunitária de Saúde na UBS Vila Albertina, Zona Norte de São Paulo. Passados 16 anos, ela hoje atua na área administrativa do Nasf Albertina.

Apesar de ter saído do contato direto com os usuários, Lene, como é conhecida, desempenha um trabalho relevante no serviço, e hoje é reconhecida pelos outros colaboradores como patrimônio da unidade. E seus planos são de seguir crescendo na área da Saúde.

O Nasf Albertina atende os usuários da Estratégia Saúde da Família das UBS Vila Albertina, Vila Nova Galvão, Jardim das Pedras e Lauzane Paulista, com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatra, psicólogo, nutricionista, educador físico, assistente social, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

– Como você começou a trabalhar na área da saúde?

Entrei na área da saúde por acaso. Antes, eu trabalhava em uma metalúrgica. Fiquei sabendo da inscrição para ACS no último dia e vim fazer. Isso foi em 2002. Como o ACS trabalha na comunidade, a gente acaba conhecendo todo mundo. É muito bom saber que podemos fazer alguma coisa pela população. Foi assim que comecei a gostar muito da área da saúde.

– Você passou quanto tempo como ACS?

Foram sete anos. Depois, eu me candidatei ao processo seletivo para o Nasf e passei. Completei nove anos no Nasf em dezembro. Bastante tempo, né?

– Como é sua rotina no Nasf?

Fico na parte administrativa, com a produção, auxiliando os profissionais da equipe no trabalho, orientando sobre o preenchimento de documentação e sistema. Também atendemos os pacientes, passando as orientações sobre os trabalhos da equipe.

– Qual a principal diferença entre a época de ACS e a atuação na área administrativa?

Como ACS, eu trabalhava diretamente na Vila, então criei um vínculo com a população que não se perdeu. Hoje, muitos deles ainda me procuram, e eu tento fazer de tudo para ajudar.

– E o que pensa para futuro?

Eles falam que eu sou patrimônio da UBS, então eu pretendo ficar. Agora, estou pensando em ir para a área da Enfermagem. O meu filho vai começar a faculdade de Enfermagem e, quem sabe, eu vou junto com ele. Gostei muito da área da Saúde. Já trabalhei em supermercado, metalúrgica, como recepcionista… Mas foi aqui onde me identifiquei mais. Apesar de estar na área administrativa, continuo tendo contato com os usuários, acolhendo e ajudando.