Pré-Carnaval da prevenção em Guaratiba


em 09/02/2018

WhatsApp Image 2018-02-09 at 11.15.38

O Carnaval começou mais cedo em Guaratiba! O Bloco da Prevenção da Clínica da Família (CF) Agenor de Miranda Araújo Neto “Cazuza” levou muita diversão e dicas de saúde para os moradores da região, na tarde do dia oito de fevereiro.

A ação foi promovida pelos adolescentes do Rap da Saúde, a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, com 28 participantes tanto da clínica como de outras unidades de bairros próximos. Eles percorreram lojas, bares e toda a comunidade, tratando com muito humor e música de temas como prevenção de DSTs, perigo de beber e dirigir e também sobre arboviroses, como dengue e febre amarela, e a importância da vacinação.

O bloco de Carnaval da unidade já existe há cinco anos e tem como principal objetivo a conscientização dos moradores da comunidade, como explica Eliane Ramos, auxiliar de Saúde Bucal da clínica e apoiadora do Rap da Saúde.

“O bloco foi um sucesso! O principal foi alcançado, que é mostrar que o Carnaval é alegria e animação, mas que podemos brincar e ter cuidado com a nossa saúde ao mesmo tempo. O mais legal é como chama a atenção de todos na rua os nossos jovens entenderem tanto sobre os temas e fazerem esse tipo de trabalho. Com certeza é um diferencial”, ressalta.

A CF Cazuza desempenha um trabalho específico para os usuários adolescentes, com seis participantes do Rap da Saúde e dez do grupo de jovens da unidade. Os encontros são um acolhimento diferenciado para o público jovem, com teatro, dança e música, tornando-se uma forma de levar os adolescentes para a unidade de saúde e ensinar sobre prevenção e cuidado.

O Rap da Saúde existe desde 2006, investindo no desenvolvimento de competências de adolescentes e jovens de comunidades cariocas, que contribuem para a promoção da saúde e da cidadania no seu território.