Hospital também é lugar de palhaçada
em 13/04/2018
Sorriso nos olhares. Esta é a cena encontrada na brinquedoteca do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), durante a apresentação da Cia Sapato Velho, com o espetáculo ‘A Palhaça que fugiu do Circo’, trazida pelos Doutores da Alegria. É que o circo chegou e as crianças e acompanhantes da Pediatria da unidade puderam brincar e interagir com a apresentação, que durou cerca de uma hora.
A história é sobre a palhaça Couve flor fugir do circo. Ao longo de sua jornada, ela entra em contato com elementos e situações de seu passado, como seu inesperado encontro com Tatuí, companheiro no picadeiro. Couve-flor e Tatuí passam por diversas e preciosas transformações. É uma grande história de amor ao circo e ao próximo.
“É muito bom ver as crianças se distraindo com essa apresentação, fugindo um pouco da rotina e esquecendo os problemas, mesmo que seja por alguns minutos”, conta a acompanhante Juliana Silva.
A apresentação contou com a participação de cerca de 15 participantes, entres crianças e responsáveis, além do elenco e produção, com os atores Anneli Olljum (Couve-flor) e Dio Jaime Vianna (Tatuí), direção do Grupo Off-Sina e concepção/roteiro de Anneli Olljum.
O projeto Plateias Hospitalares promove mensalmente apresentações artísticas em hospitais públicos do Rio Janeiro, num trabalho em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde. Até o momento, já foram realizadas mais de 380 apresentações, envolvendo mais de 300 artistas e um público de cerca de 70 mil pessoas.