Copa saudável


em 15/06/2018

Assistir aos jogos da Copa do Mundo é um evento onde todos se reúnem, e acaba virando uma grande festa. Mas é preciso ter atenção ao consumo de bebidas alcoólicas em grande quantidade e alimentos hipercalóricos, que podem causar mal-estar e desidratação.

A coordenadora de Nutrição do HEAPN, Flávia Iespa, dá dicas de hábitos que podem ser adotados durante os jogos.

“Não é recomendado se alimentar com qualquer tipo de distração, mas os jogos são uma exceção a essa regra. O importante, nesse caso, é tentar não exagerar nos alimentos hipercalóricos e manter sempre uma boa hidratação, consumindo água, sucos da fruta e água de côco’’, explica a coordenadora.

Pensando em uma alimentação saudável, a nutricionista montou um cardápio com opções saudáveis e de fácil preparo. Confira!

 

Pipoca doce saudável

Ingredientes:

4 colheres de sopa de óleo de côco;

½ xícara de milho de para pipoca.

Comece forrando uma vasilha grande com papel toalha, que vai servir para absorver o excesso de óleo. Em uma panela com capacidade de 2 litros, misture o óleo e a pipoca. Ponha a panela no fogo alto e agite-a para frente e para trás. Depois que o primeiro milho estourar, tampe a panela, mas continue agitando. Quando a pipoca começar a levantar a tampa, tire-a do fogo, mas mantenha a panela coberta por papel ou por um pano, até que o milho pare de estourar. Ponha a pipoca na vasilha forrada e sirva.

 

Sanduíches saudáveis

Recheio iogurte natural com ricota

Ingredientes:

½ xícara de iogurte natural;

100 gramas de ricota;

Salsinha, salsa e sal a gosto.

Em um recipiente, misture todos os ingredientes e tempere com salsa, salsinha e sal a gosto. Coloque no seu pão de preferência, se possível, integral.

 

Recheio de ovo com iogurte

Ingredientes:

2 ovos;

½ xícara de iogurte natural;

Salsinha, salsa e sal a gosto.

Em um recipiente, misture todos os ingredientes e tempere com salsa, salsinha e sal a gosto. Coloque no seu pão de preferência, se possível, integral.

 

Tapioca com chia

Ingredientes:

500g de tapioca;

água;

sal;

1 colher de sopa de chia.

 

Modo de preparo:

Para fazer a tapioca com chia, basta adicionar o grão à farinha que você usa normalmente para preparar o alimento. Distribua pela frigideira, como de costume, e aqueça até que os grãos e a farinha se unam. Está pronto.

 

Sugestão de recheios:

 

Queijo minas com tomate

Ingredientes:

1 uma fatia de queijo minas;

5 tomates cereja;

Folhas de manjericão;

 

Frango desfiado com requeijão light

Ingredientes

100g de frango desfiado;

3 colheres de requeijão light;

Sal a gosto;

 

Pão de queijo leve

Ingredientes:

½ xícara de chá de leite desnatado;

¼ xícara de chá de óleo de coco;

1 colher de sopa rasa de sal;

500g de polvilho azedo;

1 ovo;

200g de queijo muçarela light ralado;

200g de ricota fresca.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque uma xícara do leite desnatado, o óleo, o sal, misture e leve para aquecer, mexendo sempre até ferver. Coloque o polvilho azedo em um bowl e despeje a mistura fervente aos poucos, mexendo com uma colher até escaldar e incorporar o polvilho. Em seguida misture o ovo. Junte o queijo muçarela, a ricota, o restante do leite frio que sobrou e misture com as mãos até que obtenha uma massa uniforme. Umedeça as mãos e modele na forma de pão de queijo. Coloque-os em uma assadeira antiaderente e untada e leve ao forno preaquecido a 230°C por cerca de 20 minutos. Sirva!