CMS Cecília Donnagelo completa 70 anos


em 18/06/2018

O corredor de entrada do Centro Municipal de Saúde (CMS) Cecília Donnangelo, em Vargem Grande, é uma verdadeira aula de história, com placas de inaugurações que mostram um pouco da evolução da saúde pública ao longo dos anos.

Essa história foi celebrada nesta segunda-feira, dia 18, na comemoração dos 70 anos do CMS. Inaugurado inicialmente como uma unidade satélite, durante a ditadura, o local foi reformado em diversos momentos, tornando-se uma Unidade Auxiliar de Cuidados Primários de Saúde, em 1982. O batizado em homenagem à médica e pesquisadora Cecília Donnangelo veio apenas em 1996, já a nomenclatura de CMS surgiu após a reforma da atenção primária na cidade na última década.

DSCN0924

O que não mudou em momento algum foi a dedicação das pessoas que fizeram e ainda fazem parte da equipe da unidade. Como o enfermeiro Ubirajara Thompson, que também completou 70 anos nesse mês e foi homenageado durante a comemoração. Ele atua há 47 anos na Saúde Pública, sendo 32 anos no CMS. Em seu discurso, destacou as mudanças que ocorreram.

“Passamos por diversas transições ao longo da história, chegando até a atual Estratégia Saúde da Família. O que mantém a qualidade de atendimento é a capacidade de renovação que adquirimos, com o trabalho e coração do colaboradores, que a cada caso, vêem a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.

DSCN0970

A manhã de celebração foi marcada por agradecimentos à equipe pelo bom trabalho e história construída, como destacaram Carla Valéria e Rejane Lopes, gestoras do CMS. E, acima de tudo, foi um momento de lembrar um pouco de cada um que já passou pelo local, como destacou a subsecretária de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Paula Travassos.

“A comemoração é de 70 anos de histórias construídas a cada dia com pessoas que buscaram e que ofereceram cuidado”, concluiu.