IABAS realiza curso no Hospital Souza Aguiar


em 26/06/2018

O IABAS promoveu ontem, dia 25, o Curso de Desbridamento, procedimento essencial para o cuidado e tratamento de feridas, no Hospital Souza Aguiar. O curso contou com a participação de 39 profissionais, enfermeiros e médicos, das equipes do Programa de Atenção Domiciliar (PADI) e das Unidades Básicas de Saúde que compõem a rede de atenção à saúde do município do Rio.

A aula foi ministrada por duas palestrantes: a enfermeira Mara Blank e a convidada especial Dra. Irene Daher, conceituada cirurgiã plástica. O curso é parte das ações do departamento de Educação Permanente do IABAS, responsável por organizar cursos, palestras e treinamentos para os colaboradores do instituto.

WhatsApp Image 2018-06-25 at 19.12.32

O PADI permite o cuidado de pacientes em seu âmbito domiciliar, junto à família. Apenas em 2017, 1.316 pessoas saíram de hospitais para serem tratados em casa pelas equipes do PADI. Essa abordagem é mais humanizada e acelera a recuperação do paciente, diminuindo o risco de infecção pelo tempo de internação hospitalar.

As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem. Elas são responsáveis pelo atendimento domiciliar ao paciente, treinamento do cuidador e participação efetiva da família.