Agosto é marcado por ações de incentivo à amamentação


em 08/08/2018

Alimentação. Proteção. Vínculo. Tudo isso é proporcionado por uma das principais interações entre mãe e bebê: a amamentação. Para reforçar os benefícios do aleitamento materno, as unidades de saúde promovem, durante esse mês, conhecido como agosto dourado, uma série de atividades. O principal destaque é a inauguração do primeiro posto de recebimento de leite humano da atenção primária da região de Campo Grande, no dia 7.

A unidade, que fica no Centro Municipal de Saúde Edgard Magalhães Gomes, em Inhoaíba, fará recolhimento das doações para dar suporte ao Hospital Municipal Rocha Faria, que atualmente realiza cerca de 400 partos por mês. Além disso, o posto dará orientações sobre ordenha e armazenamento de leite às doadoras e fará coletas em domicílio uma vez por semana.

As outras ações acontecerão em clínicas da família, praças e shoppings e variam desde orientações sobre amamentação nos grupos de gestantes e sala de espera com dicas de aleitamento materno até algumas atividades especiais.

Em Jacarepaguá, mães de crianças de 0 a 6 meses poderão participar de uma oficina de análise sensorial, no dia 22, na Clínica da Família José Azevedo Tiúba, na Gardênia Azul. Na ocasião, serão ofertadas para degustação frutas variadas a fim de apresentar o valor da alimentação saudável para as lactantes. O banco de leite da unidade será apresentado para as participantes, assim como informações sobre a importância da doação de leite humano. No dia 23, a atividade será uma oficina de papinhas, com orientações para a montagem do prato das crianças de 6 a 12 meses, com a importância da variedade e da apresentação dos alimentos para as crianças.