Unidades promovem ações de cuidado com o homem


em 29/08/2018

mariquinha 2

O Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite, no dia 18, não teve atenção voltada apenas para os pequenos. As unidades gerenciadas pelo IABAS no Centro e na Zona promoveram uma série de atividades focadas na saúde do homem. Ao todo, somente no dia 18 foram atendidos cerca de 700 pais que levaram seus filhos para a vacinação.

Consultas de Enfermagem e médica, aferição de sinais vitais, testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV, vacinação e orientações específicas foram algumas das atividades promovidas nas unidades. As ações continuam também ao longo do mês.

As ações estão dentro do Mês da Valorização da Paternidade 2018, instituído pelo Ministério da Saúde, e buscam reforçar a importância de repensar a participação dos homens na família.

O eixo da Paternidade e Cuidado faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) e consiste em incentivar a presença de homens nas consultas de pré-natal. Esse acesso aos serviços de saúde para participar dessas consultas também pode ser potencializado como momento de promoção do autocuidado e educação em saúde.

As unidades pensaram em ações voltadas para o homem falando sobre planejamento reprodutivo, consultas de pré-natal, momento do parto e cuidado com a criança.

Com esse envolvimento dos pais, é possível estimular que o homem realize também cuidados consigo mesmos, realizando exames preventivos de rotina e testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV, atualizando o cartão de vacinação e participando também de ações educativas e exercendo a paternidade ativa.