HEAPN realiza I Simpósio de Nutrição


em 03/09/2018

WhatsApp Image 2018-08-31 at 12.52.11

Para marcar o Dia do Nutricionista, a equipe de Nutrição do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes realizou, no dia 31 de agosto, o I Simpósio de Nutrição. O evento foi realizado no auditório da unidade, e contou com a presença de 60 participantes.

“O I Simpósio de Nutrição do HEAPN foi pensado para que os profissionais de saúde saibam da importância do papel da Nutrição dentro do Hospital, e também para conscientizar o maior número de pessoas sobre a campanha da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE): ‘’Diga Não à Desnutrição’’’’, explica a coordenadora de Nutrição do HEAPN, Daiana Teixeira.

O diretor técnico da unidade, Dr. Jupiracy Damasceno, realizou a abertura do Simpósio, e pontuou a importância de eventos como este. Às 9h, a nutricionista Jorgiane Vilar falou sobre o uso de probióticos e modulação intestinal na prática clínica.

Em seguida, a nutricionista do Copa D’or, e membro do comitê de Nutrição (SBNPE/BRASPEN), palestrou sobre a jornada do paciente crítico.

Às 10h, o tema abordado pela nutricionista do Hospital Vital – Grupo Carmo, Lorena Akami, foi  a campanha do BRASPEN ‘’Diga não à desnutrição’’, que aborda a importância de combater a desnutrição hospitalar.

Para encerrar o evento, a nutricionista de produção do HEAPN, Quezia Lais, falou sobre o sistema criado para controle de desperdício de alimentos na unidade de saúde. Além de poder trocar experiências e tirar dúvidas, os convidados do evento também puderam desfrutar de um coffee break.

Sobre a campanha da BRASPEN/SBNPE

A campanha tem como objetivo reduzir taxas de desnutrição por meio de uma série de ações quem incluem triagem, diagnóstico, manejo e tratamento da desnutrição. Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição, a desnutrição atinge cerca de 60% dos pacientes internados, aumenta quatro vezes o risco de lesão sob pressão e aumenta três vezes o tempo de internação.