IABAS inaugura nova UBS República


em 01/10/2018

A partir desta segunda-feira (1º de outubro), a UBS República – Fernanda Sante Limeira passa a atender a população em um novo endereço no coração de São Paulo. O local, na rua Líbero Badaró, foi totalmente reformado pelo IABAS em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e pensado em parceria com o Conselho Gestor e a comunidade para oferecer atendimento em saúde em um ambiente acolhedor e humanizado.

“A UBS República é uma conquista da população. O retorno da unidade para o centro de São Paulo é muito importante para os usuários e para os profissionais que têm vínculo com o lugar”, pontua Gabriela Vaccarezza, gerente de Rede Assistencial do IABAS. O vínculo com o território é, inclusive, uma preconização da Política de Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Entre as novidades da unidade está a chegada das duas Equipes de Saúde Bucal (ESB), que darão apoio às equipes de ESF. Durante todo o horário de funcionamento da unidade, haverá atendimento de dentista. Reivindicação antiga da população assistida, esta é uma conquista importante para o serviço, ressalta a gerente.

Mais de 16,5 mil pessoas são assistidas pelas seis equipes de ESF da unidade. Há, ainda, uma equipe de Consultório na Rua e um médico clínico para o atendimento da demanda que não é de moradores da região.

Na unidade, são realizados consultas médicas e de enfermagem, vacinas, curativos, exames laboratoriais, administração de medicações, acolhimento, atividades em grupo, atenção farmacêutica, entre outras atividades. As equipes de ESF realizam, além disso, atendimento domiciliar por meio de visitas da enfermagem e médica, além de visitas com frequência mensal dos agentes comunitários de saúde.

Os usuários da unidade têm também o atendimento de uma equipe de Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), que conta com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e assistente social.

EQUIPE ASSISTENCIAL DA UBS REPÚBLICA
– Agentes comunitários de saúde
– Enfermeiros
– Médicos
– Farmacêuticos
– Agente de promoção ambiental
– Técnicos de enfermagem
– Auxiliares de farmácia
– Assistentes sociais
– Cirurgiões dentistas
– Auxiliares de saúde bucal
– Técnico de saúde bucal

ESTRUTURA DA UNIDADE
– 14 consultórios para atendimento médico e de enfermagem
– Consultório odontológico
– Farmácia
– Salas para realização de procedimentos
– Salas de coleta de exames e de coleta especial
– Sala de vacinas
– Sala de vigilância epidemiológica
– Sala de grupos terapêuticos e educativos
– Sala para reuniões

FERNANDA SANTE LIMEIRA
Desde 2016, a UBS República se chama Fernanda Sante Limeira como uma homenagem a uma enfermeira da unidade. O trabalho de Fernanda era focado no atendimento de pessoas em situação de rua do território. Em julho de 2016, aos 35 anos, ela foi morta ao chegar ao trabalho pelo ex-marido. O objetivo da homenagem é sensibilizar a população no combate à violência contra a mulher e sobre os direitos femininos.