Hospital Estadual Adão Pereira Nunes completa 20 anos


em 27/12/2018

São duas décadas de história do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN). A unidade, que foi inaugurada em 18 de dezembro de 1998, tem muito o que celebrar; referência em uma série de especialidades, se tornou uma das unidades mais importantes a integrar a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS).

A semana de comemorações aconteceu de 17 a 21 de dezembro, no auditório principal do hospital, e foi repleta de uma série de atividades: foram mais de 30 palestrantes, entre colaboradores e convidados, apresentações musicais, exposições de arte e artesanato.

No dia 17, o diretor geral da unidade realizou a abertura do evento, juntamente com o diretor técnico, Dr. Ayrton Gonçalves, o gerente administrativo da sede, Rodrigo Farinazzo e a gerente administrativa, Carla Paixão. Participou também do evento, o ex-diretor do HEAPN, Dr. Carlos Alberto Chaves, que integrou a direção de 2005 a 2008.

DSC00689

O colaborador Rafael Agostini, formado em Pintura pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro/ UFRJ, trouxe sua exposição “Arte mais saúde”, que tem como objetivo proporcionar a experiência estética e terapêutica no ambiente hospitalar. Foram mais de 10 artes expostas pelo corredor principal da unidade, onde os colaboradores puderam apreciar e interagir com o artista presente.

Palestrou no primeiro dia de evento, a Dra. Ana Tereza Oliveira, responsável pela Cirurgia Pediátrica, que falou sobre invaginação intestinal. Em seguida, a enfermeira Clarisse Machado falou sobre a importância da segurança do paciente. Palestrou também a responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, sobre as ações do setor. O coordenador da Ouvidoria, Jackson Floriano, mostrou os resultados positivos alcançados pela Ouvidoria. Para finalizar o primeiro dia de comemoração, a analista administrativa e profissional de educação física, Lucieny Magele, colocou todo mundo para dançar ao som de canções populares.

DSC01398

O dia 18 contou com cinco palestrantes e mais música! A coordenadora do Centro de Estudos, Michele Ramos, soltou a voz em uma bela canção lírica, seguida da apresentação dos colaboradores da unidade. Além disso, o coral dos ‘’Voluntários da Paz’’ apresentou canções como ‘’Aleluia’’ e ‘’Jesus meu guia é’’.

No dia 19, além das palestras compostas por colaboradores e convidados, a equipe do Hemorio esteve presente na comemoração para campanha de doação de sangue. Os convidados também puderam contemplar as exposições de artigos de Fortaleza, de Lucieny Magele e Arte com recicláveis, de Carlos Alberto. O evento também contou com a presença da “Trupe Trelelé”, uma equipe composta por profissionais de saúde que se caracterizam de palhaço e fazem apresentações em unidades de saúde.

No dia 20, foi a vez do coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Dr. Roberto Andrade, apresentar os números expressivos da equipe, referência estadual. Em seguida, a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Isabel Redigolo, apresentou as atividades do setor, além de anunciar o novo credenciamento pela rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Palestraram também no dia 20, apresentando as atividades e particularidades de seus respectivos setores, a coordenadora do Serviço Social, Andreza Peireira; a coordenadora de Psicologia, Karla Peres; o coordenador do CTI adulto, Dr. Robson Correa; o coordenador da Cirurgia Plástica, Dr. Gustavo Quintella, e o coordenador da UTI Neonatal, Dr. Eduardo de Macedo.

DSC01410

No último dia de evento, foram apresentadas quatro palestras, além de contar com o encerramento dos colaboradores da unidade, contando com músicas e, claro, bolo pelos 20 anos do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes.

Parabéns, Adão!