HEAPN realiza evento para homenagear famílias de doadores de órgãos


em 03/10/2019

Na tarde do dia 27 de setembro, o auditório do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), foi tomado por emoção e amor. O transplantado Victor Sousa, fez questão de comparecer ao evento para demonstrar sua gratidão.

 

Victor é o paciente transplantado de um coração captado no HEAPN. Ele passou pela cirurgia no início deste ano, e aproveitou o momento para dizer que a melhora na sua qualidade de vida só foi possível graças a uma família que aceitou doar os órgãos de um ente querido.

 

‘’Venho aqui para agradecer a vocês, que mesmo no momento de muita dor, tiveram empatia, foram generosos com pessoas que nem conhecem. Isso é lindo demais. Quero agradecer a cada um de vocês por esse ato de amor ao próximo’’, falou o jovem emocionado, que também elogiou o trabalho da equipe da CIHDOTT do HEAPN. ‘’Quero agradecer também à equipe, que faz todo esse intermédio, vocês todos são muito importantes para nossa vida de transplantado, sem vocês a gente não estaria aqui, vivo’’, declarou.

 

A homenagem foi organizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital. A equipe deu, além de um certificado, uma planta suculenta para os homenageados porque elas representam o amor puro e verdadeiro que dura para sempre, o melhor símbolo para o ato de cada familiar presente.

 

HEAPN é referência em captação de órgãos para doação

 

O hospital, referência nacional em captação de órgãos e tecidos, foi premiado pela Secretaria de Estado de Saúde pelo trabalho exemplar. Em 2018, realizou 30 captações, é pioneiro e quebrou diversos recordes nos últimos anos.

 

Para isto, a unidade conta com a CIHDOTT, que funciona 24h e realiza um trabalho diferenciado no que diz respeito ao acolhimento e atendimento dos familiares. A unidade tem cerca de 50% de taxa de conversão, que é o número de doações efetivas em um total de casos de morte encefálica.

 

unot