Quem está longe julga, quem está perto compreende”, palestra reúne gestores do IABAS para discussão sobre Saúde Mental


em 17/12/2019

longe

Foi realizada na manhã do dia 06/12, no auditório do IABAS, uma importante palestra sobre o Programa RAISE (Ressignificações e Acolhimento Integrativo do Sofrimento Existencial).

O evento, organizado pelas equipes de Saúde Mental e de Educação Permanente, contou com a participação de mais de 70 gestores das unidades e da sede.

A apresentação do tema foi conduzida pelaDra. Karina Okajima Fukumitsu, pós-doutorada e doutorada pelo Instituto de Psicologia da USP, mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology, Psicóloga, Psicoterapeuta e Psicopedagoga, que também é Coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia, Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Em mais de duas horas de sua explanação, “a educadora de pés descalços que leva a esperança”, como Karina gosta de ser chamada, trouxe a todos os presentes de forma clara e carismática temas como: processos autodestrutivos, automutilação, adoecimento auto-imune, morte, suicídio e luto, que ainda são tabus, sobretudo em instituições que se destinam a formar profissionais da saúde e da educação.

Baseada não apenas em seu vasto conhecimento acadêmico, mas também em sua experiência de vida, Karina mostrou como é possível trilharmos o caminho da luz e da esperança na elaboração de estratégias e de ações coletivas para a valorização da vida, bem estar biopsicossocial, prevenção de processos autodestrutivos e acolhimento ao processo de luto.

“Quem está longe julga, quem está perto compreende!”, afirmou a professora em uma de suas frases marcantes durante o encontro.