UBS CAMBUCI: 2.300 DOSES SÃO APLICADAS EM IDOSOS NO 1° DIA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE


em 27/03/2020

No dia 23 de março, sob a coordenação da supervisora da unidade, sra. Tatiana Macedo Santos Rodrigues, teve início a Campanha de Vacinação contra a gripe (H1N1 e Influenza) na UBS Cambuci. Os trabalhos foram realizados das 7 às 19 horas, e durante esse período foram aplicadas 2.300 doses.

Estiveram envolvidos no primeiro dia de vacinação, mais de 20 profissionais que prestam serviço na Unidade Básica de Saúde Cambuci, EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar), PAI (Programa Acompanhamento do Idoso) e apoio da Saúde Mental do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Helvétia.

Além disso, os programas da Atenção Básica, entre eles: NASF, PAVS, APD, CER, estão contribuindo com a campanha, promovendo ações “Cuidando do Cuidador” em várias das nossas unidades.

Cabe destacar que por conta da Pandemia do Coronavírus, esse primeiro dia de vacinação teve uma grande repercussão na mídia. Prova disso foi à presença de diversas emissoras de televisão no local fazendo a cobertura da campanha, entre as quais: SBT, Record, Band e TV Cultura. Na ocasião, a assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Brito, deu todo o suporte para as equipes de reportagem, e os esclarecimentos técnicos aos jornalistas ficaram a cargo da Dra. Adriana Peris, da COVISA (Coordenadoria de Vigilância em Saúde).

IMPORTANTE: visando manter o fluxo normal de atendimento da unidade, a vacinação dos idosos foi organizada no balneário anexo as instalações da UBS Cambuci e os profissionais de saúde foram vacinados na área externa. Essas medidas foram adotadas para que fosse respeitada a distância mínima de 1 metro entre as pessoas, seguindo, desta forma, os protocolos dos órgãos de saúde, que orientam a realização das Campanhas de Vacinação em locais abertos.

 

DURAÇÃO DA CAMPANHA

 

As pessoas serão vacinadas de acordo com o seu perfil em 3 etapas distintas:

Primeira etapa (iniciada no dia 23 de março): pessoas com idade a partir de 60 anos e os profissionais da saúde;

Segunda etapa (a partir do dia 16 de abril): professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento;

Terceira etapa (a partir do dia 9 de maio): crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas,  população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

Em 9 de maio, ocorrerá o dia “D” de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Influenza e o H1N1. O encerramento da Campanha está previsto para o dia 22 de maio.