Abril 4.0: CMS da Comunidade de Santa Maria


em 15/05/2014

A unidade destaque do mês de abril na 4.0 foi o CMS Santa Maria, pelo trabalho realizado com excelência. Com o olhar sempre atento às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, a gerente Marta Beatriz junto com sua equipe, desenvolve continuamente ações que busquem a adesão e empatia da comunidade atendida.

Entre as ações promovidas, destacamos o Chá do Idoso, onde o grupo de idosos é tratado de forma diferenciada, com uma abordagem leve e descontraída. Neste espaço são trabalhados diversos temas e assuntos de interesse dos participantes, não focando somente nas doenças, permitindo a troca de experiências e relatos dos que já chegaram a terceira idade. O retorno avaliativo dos profissionais e participantes é extremamente positivo e o público se demostra sempre ansioso por uma nova data do evento.

imagem_iabas

Chá do Idoso.

Já no Grupo de Adultos e Idosos , o objetivo é trabalhar questões voltadas para a saúde e relações cotidianas. O grande diferencial é a abordagem das propostas sendo feita de forma lúdica, evitando orientações fechadas e prescrições de como agir. Uma grande preocupação da equipe é oferecer oficinas que viabilizem a geração de renda e criatividade nas pessoas. No último grupo foi trabalhado a manufatura de puxa-sacos para incentivar um possível ganho no período comemorativo do Dia das Mães. Todos saem satisfeitos, sempre com uma lembrancinha desenvolvida na oficina.

Há também o Grupo de Adolescentes, com foco em temáticas importantes para os jovens. As atividades são planejadas em equipe e a forma de trabalho são as mais diversas: roda de conversa, cinema (vídeo/ documentário educativo). Discussões sobre mercado de trabalho, profissões, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis são as mais badaladas e frequentes, mas a cada encontro são solicitados novos temas para o próximo evento. Essa dinâmica é super importante, afinal adolescentes gostam de novidade, diversidade e são avessos ao tédio.

Além disso, é desenvolvido na unidade um ótimo trabalho de incentivo a atividade física em parceria com o educador físico Mozart Dante. Este profissional busca promover saúde e qualidade de vida aos moradores de Santa Maria de forma animadora e estimulante, com foco no bem-estar e nos resultados. A população adora os aulões programados, sempre pedindo mais eventos de atividade física.

O IABAS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro se orgulha do trabalho realizado e parabeniza todos os envolvidos.