SMS inaugura a primeira Clínica da Família da Vila Kennedy


em 14/12/2015

Pedro Paulo entrega primeira clínica da família da Vila Kennedy

Foi inaugurada na quinta-feira (10/12), a primeira Clínica da Família da Vila Kennedy, na Zona Oeste, que beneficiará 24 mil moradores da região e tem gestão do IABAS. Batizada de Clínica da Família Wilson Mello Santos “Zico”, esta é a segunda unidade de atenção primária do bairro, que já conta com um Centro Municipal de Saúde. Foi na Vila Kennedy, também, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade, em 2009, também administrada pelo Instituto.

A nova unidade de saúde iniciou o atendimento na sexta-feira (11/12), com oito equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal. No local, serão atendidas as comunidades Sargento Miguel Filho, Malvinas, Alto Kennedy, Nova Esperança, Castor de Andrade, Congo, Jardim do Éden e Vila Progresso.

“Até dezembro de 2016, de cada dez cariocas, sete serão atendidos por uma clínica da família. E aqui na Vila Kennedy, de cada dez moradores, nove serão atendidos”, disse o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo ao inaugurar a CF.

A partir desta inauguração, a SMS passa a ter 29 unidades na área da Coordenação de Área Programática (CAP) 5.1 que tem gestão compartilhada com o IABAS e abrange os bairros Bangu, Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Senador Camará, Jabour e Vila Militar. A região passa a ter 68,91% de cobertura de saúde da família.

Na unidade, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. Além de consultórios, a Clínica da Família Wilson Mello Santos “Zico”conta com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca.

“Com o acesso que terão na clínica da família será possível resolver, pelo menos, de 80 a 90% de todos os problemas de saúde que tiverem ao longo da vida. E o mais importante é que vocês terão sempre a mesma equipe de saúde da família cuidando de vocês. E isso forma uma relação forte da comunidade com os profissionais da clínica”, explicou o Subsecretário Geral de Saúde, José Carlos Prado Junior.

Líder comunitário local, Wilson Mello Santos, o Zico, como era conhecido, presidiu a Associação de Moradores das Malvinas por oito anos e lutou pela implantação da clínica da família, inclusive com a indicação do terreno onde a unidade foi construída. Zico faleceu no ano passado, deixando esposa e quatro filhos.

“Tenho certeza que de onde está o Zico, ele está muito feliz com o dia de hoje, com a inauguração dessa clínica da família. Esse espaço para atendimento da saúde dos moradores é muito importante porque não tínhamos nada desse lado da Avenida Brasil”, contou emocionada a esposa do homenageado, Tânia Regina Santos.

A Clínica da Família Wilson Mello Santos “Zico” funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Estrada Sargento Miguel Filho, s/nº.