Inaugurada Clínica da Família Ana Gonzaga na Zona Oeste


em 15/01/2016

iii

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou na quarta-feira 13/01, a Clínica da Família Ana Gonzaga, em Cosmos. É mais uma unidade de saúde administrada em parceria entre a SMS e o IABAS – que foi representado na inauguração por Dra. Marcia Alfena, Diretora Médica, Barbara Correa, Gerente Administrativa, Patricia Pinheiro, Arquiteta, Ana Dotling, Nathalia Salem e Ana Leticia Barboza de Gestão de Pessoas. Com seis equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal, a nova unidade beneficiará 18 mil moradores da área, atendendo as comunidades João Wesley, Vila Esperança, Vilar Guanabara, União, Canaã, Realeza.

A região, que abrange os bairros de Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Inhoaíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos e Pedra de Guaratiba, passa a ter 63% de cobertura de saúde da família.

As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca.

A clínica tem esse nome em memória de Ana da Conceição Gonzaga, que era membro da Igreja Metodista e sabendo que sua igreja desejava construir um orfanato, doou sua fazenda em Inhoaíba para a construção. O orfanato foi inaugurado em 1932 e recebeu o nome de Ana Gonzaga em sua homenagem. Na unidade, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.