Diversidade sexual e o uso do nome social no HEAPN


em 29/05/2017

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes promove, nos dias 29, 30 e 31 de maio, treinamento sobre diversidade sexual e o uso do nome social. A meta é atingir 100% dos 1.700 colaboradores da unidade.

O treinamento será ministrado pela coordenadora de Serviço Social da unidade, Daiana Alvarenga, e tem como objetivo promover a capacitação e a mudança de postura dos profissionais de saúde, desde o acolhimento até o nível mais complexo da assistência, de modo que todo atendimento possa ser isento de preconceitos e ações discriminatórias.

Dentre os conteúdos abordados estão a diferença entre sexo biológico, Identidade de gênero e orientação sexual.

“Esse treinamento é de grande relevância para que os colaboradores saibam como tratar e acolher o paciente, além de entender a importância de respeitar as diferenças, sempre tratando o próximo com respeito”, declarou a coordenadora de Serviço Social, Daiana Alvarenga.

De acordo com a Portaria N°1.820, de 13 de Agosto de 2009, art. 4°: todas as pessoas têm direito a serem identificadas pelo nome e sobrenome civil, devendo existir em todo documento do usuário e usuária um campo para se registrar o nome social, independente do registro civil sendo assegurado o uso do nome de preferência. Não podendo ser identificado por número, nome ou código da doença, ou outras formas desrespeitosas ou preconceituosas.