Clínica realiza transmissão ao vivo de microcirurgia


em 08/08/2017

A Clínica da Família Helena Besserman Vianna, em Rio das Pedras, realizou na quinta-feira, dia 03, a primeira transmissão local de um pequeno procedimento cirúrgico feito na unidade. O objetivo foi promover o ensino e discussão à distância entre participantes do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria de Saúde do município.

O objetivo desse plano-piloto foi unir o conforto e segurança do paciente e o aprendizado de múltiplos médicos residentes. A pequena cirurgia foi realizada pelo médico preceptor Dr. Luiz Sérgio Zanini, que, além de ter especialização em Saúde da Família, também é cirurgião plástico.

WhatsApp Image 2017-08-05 at 15.36.31

Todo o procedimento seguiu os padrões de segurança do paciente, enquanto era filmado por uma câmera presa ao médico, que transmitia ao vivo para residentes e preceptores do programa em outra sala da clínica. Enquanto realizava a cirurgia, o médico explicava os detalhes para os estudantes.

A gerente da unidade, Renata Dias, comemora a transmissão por ser uma forma de utilizar a tecnologia em prol da educação no Sistema Único de Saúde. “Ensinar não é um processo único. Mostramos que é possível inovar e intervir de forma positiva na saúde das pessoas quando focamos na formação de profissionais capacitados na Atenção Primaria. Tudo foi feito visando ao conforto e segurança do paciente e ao ensino de alta qualidade para nossos profissionais”, opina.

WhatsApp Image 2017-08-05 at 15.36.32

A Clínica da Família Helena Besserman Vianna possui 19 residentes de medicina e quatro de enfermagem. A unidade participa do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade desde sua inauguração.

Nas clínicas da família, os usuários têm acesso a diversos serviços de saúde, desde consultas, pré-natal, vacinação, saúde bucal e mais. Nas salas de procedimentos das unidades, de acordo com o quadro do paciente, podem ser realizados procedimentos como pequenas cirurgias.