UBS Bom Retiro lança livro de receitas


em 06/09/2017

Entender a comida não apenas como fonte de nutrientes, mas também como momento lúdico e de aprendizado. É esse o objetivo do projeto “Sabores e Saberes: Memórias que Atravessam Tempos e Espaços”, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Bom Retiro dentro das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) deste ano.

Como produto final, será lançado, no dia 18 de outubro, um livro de receitas com o conhecimento de pais e filhos, além de um documentário em vídeo. A ação é realizada em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz. A publicação irá contar como foi o percurso do projeto, a elaboração da ideia e também terá os depoimentos de pais sobre culinária, explica Dafni Paiva, nutricionista do Nasf Bom Retiro.

Pe-de-moleque 2

Participaram do projeto cerca de 500 crianças entre seis meses e seis anos de três escolas do Centro de São Paulo: CEI Dom Gastão, EMEI João Theodoro e CEI Criança Feliz. Em cada uma delas, foi realizada uma reunião com pais sobre a relação com a comida. Eles foram os responsáveis por eleger as 10 receitas do livro, baseados na memória afetiva culinária. “Queremos resgatar o hábito de cozinhar com as receitas que trazem boas memórias”, afirma Dafni.

Já as crianças, que aprenderam noções de culinária ao longo do ano, serão as responsáveis por ilustrar e colorir a publicação. Durante projeto, foram promovidas oficinas de culinária nas escolas com quatro receitas. A primeira, realizada em abril, ensinou as crianças a fazer biscoito de banana e aveia. As crianças aprenderam também a fazer macarronada artesanal, baião de dois e pé-de-moleque nordestino.

Como o centro de São Paulo tem um grande número de imigrantes e os filhos de muitos deles estudam nas escolas da região, o livro também é uma oportunidade de aproximar essa população, já que foram incluídas receitas de outros países. Entre as receitas selecionadas, há exemplares da cozinha estrangeira, como a saltenha.