​​IABAS promove curso introdutório em São Paulo


em 18/09/2017

Profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família gerenciadas pelo IABAS na Zona Norte participaram do Curso Introdutório para Profissionais da Saúde da Família – Momento I. Promovido pela Educação Permanente do Instituto, a atividade foi realizada entre os dias 14 e 21 de agosto, utilizando situações da prática profissional no contexto da Atenção Básica para gerar conhecimento.

A partir do curso, os profissionais puderam conhecer o processo histórico de construção do SUS e das politicas de saúde do Brasil e as diretrizes nacionais que orientam o processo de trabalho na Atenção Básica.

Os participantes fizeram reflexões sobre a abordagem familiar, coletiva e de grupos e a atuação sob orientação familiar e construíram conceitos e práticas de intersetorialidade e integralidade.

Também foi uma oportunidade de desenvolver a reflexão, identificar elementos relevantes que orientam o processo de tomada de decisão e o planejamento das ações junto aos usuários e às equipes de saúde e compreender o processo saúde-doença.

“Os conceitos vão se complementando e fazendo sentido ao longo das aulas. Parece uma harmonização de vinho”, disse Antelma dos Cesari, Técnica de Enfermagem na ESF Joaquim Antonio Eirado. Fátima Terezinha de Aguiar, Auxiliar de Saúde Bucal na ESF Flor de Maio, declarou: “Estou muito feliz [com a experiência], e visto a camisa do IABAS”.