CAPS comemora aniversário com arte e música


em 04/10/2017

Música, poesia, teatro, dança, lançamento de livro e bloco de carnaval. Tudo isso teve espaço no sarau de aniversário de um ano do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Neusa Santos Souza, em Senador Camará. Foram cerca de 30 apresentações de usuários da unidade e pessoas da comunidade no evento que ocorreu na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu.

A comemoração ocorreu na última quinta-feira, dia 28, e reuniu 300 pessoas, entre usuários, familiares, profissionais do CAPS e moradores da comunidade e o diretor do CAPS, Matheus Pereira, comemorou o sucesso do evento.

“O evento se tornou um sucesso porque mostrou a integração de um equipamento psicossocial com a comunidade e os equipamentos da rede, sustentando assim um dos mandatos principais do CAPS que é a reinserção social dos usuários de saúde mental”, explica.

IMG_1330

Os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de saúde destinadas ao tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais e/ou uso abusivo de drogas. No entanto, ao contrário de um ambiente institucionalizado e pesado, os locais prezam pela inserção da arte no tratamento.

“A arte tem papel fundamental na reabilitação psicossocial dos usuários, pois funciona também como ferramenta terapêutica e como forma de expressão dos usuários que, muitas vezes, começam a ganhar autonomia e voz na sociedade a partir das expressões artísticas”, ressalta Matheus.

IMG_1317

Os atendimentos visam à inserção do usuário e levam em conta seu contexto social. Além dos atendimentos individuais, o CAPS também oferece oficinas terapêuticas, trabalho comunitário, oficinas na comunidade, visitas domiciliares, visitas hospitalares, trabalho de desinstitucionalização de pacientes em longa permanência em manicômios, consultas multidisciplinares, entre outros serviços. O horário de funcionamento é de 8h às 18h.