Transparência

TRANSPARÊNCIA: IABAS preza pela utilização consciente dos recursos

A utilização consciente dos recursos financeiros envolve a busca pela diminuição dos custos, mas com garantia de melhor qualidade do produto oferecido. O IABAS procura a compra de materiais, equipamentos e a contratação de diversos serviços como limpeza, manutenção e vigilância com menores preços e com padrão de qualidade que atenda da melhor forma às unidades de saúde que administra. A contratação segue sempre a lógica do menor preço pela melhor qualidade do produto. Seguindo por esses dois eixos, o IABAS consegue alcançar a excelência na gestão dos contratos geridos.

Rigidez no controle financeiro

Todo o processo de compra e contratação passa por um controle financeiro rígido, que inicia no pedido de material ou contratação de um determinado serviço e vai até a prestação de contas ao nosso contratante. O pedido segue para o setor de compras, que faz a cotação seguindo a lógica do menor preço. Depois da cotação – seguindo as atas de preços – o pedido segue para a aprovação financeira, onde são verificados os valores das diversas rubricas e o saldo em caixa para aquisição do produto ou serviço. Após essa etapa, é feita a conciliação por fluxo de caixa confrontando o saldo bancário com as notas fiscais, boletos e demais documentos financeiros que comprovem a efetiva aquisição do produto ou pagamento de um determinado serviço. Todo mês, após o fechamento da prestação de contas, é montado o documento “orçado e realizado”, em que são confrontadas as diversas rubricas e o saldo remanescente, sendo assim demarcadas as possíveis futuras ações financeiras dentro de cada contrato.

Auditorias sempre

Visando garantir a qualidade e assegurar eventuais correções nos diversos processos internos é realizado o controle através das auditorias, exames de demonstrações e apontamentos administrativos que avaliam a exatidão, integridade e autenticidade dos registros, documentos e processos de trabalho, evitando fraudes.

O IABAS passa por processos de auditorias financeiras e nos departamentos de compras, de pessoal, contábil e de prestação de contas. Isso gera transparência e consolida o trabalho de gestão para os diversos órgãos externos de fiscalização como Prefeituras, Controladorias, Procuradorias, Tribunal de Contas e Ministério Público.

Aferição de carga horária trabalhada

Nos dias de hoje é importante assegurar que as relações de trabalho entre empregados e empresas se deem de maneira legal, satisfatória e segura para ambos. A implantação do controle biométrico de ponto assegura ao empregado a correta remuneração de suas horas trabalhadas, evitando perdas. A empresa, por sua vez, consegue comprovar que está de acordo com as leis trabalhistas e se torna capaz de comprovar eventuais ações junto a fiscalização por parte do Ministério do Trabalho e Emprego ou Ministério Público. O ponto biométrico é o comprovante de presença de cada funcionário contratado. É um sistema moderno, atualizado e de segurança, que busca garantir maior controle por parte do IABAS sobre a vida funcional de cada funcionário, gerando mais transparência e otimizando a produtividade.

Monitoramento dos processos trabalhistas

O monitoramento dos processos de natureza trabalhista é realizado diariamente através de acompanhamento de todas as publicações no Diário Oficial que saiam em nome do IABAS. Uma vez identificado o tipo de andamento processual, é encaminhada solicitação ao setor pertinente para que forneça os subsídios para o efetivo atendimento da demanda, além da designação de testemunhas e prepostos em casos de audiências.