Unidades de Pronto Atendimento

Unidades de Pronto Atendimento

Os principais objetivos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são facilitar o acesso da população ao atendimento de urgência e emergência,reduzir a procura pelas emergências hospitalares e apoiar o sistema de atendimento pré-hospitalar móvel.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, realizando atendimentos à população. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade, o que contribui para diminuir as filas nos prontos-socorros e o tempo de internação nos hospitais.

A UPA possui uma equipe de plantonistas qualificados e dispõe de todos os equipamentos necessários para esses atendimentos.

Desde 2009, o IABAS é o responsável pela gestão da UPA da Vila Kennedy, a primeira UPA de gestão municipal na cidade, e, atualmente, também gerencia UPAs das regiões de Madureira e Costa Barros.

As Unidades de Pronto Atendimento utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, estabelecido pelo Programa Nacional de Humanização – Humaniza SUS, do Ministério da Saúde, onde o atendimento não é realizado por ordem de chegada, mas, sim, pelo grau da necessidade de cada usuário.