Estratégia de Saúde da Família

topo_esf_o_que_e

Na Estratégia de Saúde da Família, os colaboradores atuam com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Através do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros e dentistas, membros da mesma família têm acesso a ações e serviços de saúde de acordo com as suas necessidades.

O IABAS oferece assistência à saúde nas clínicas da família com saúde bucal nas Áreas Programáticas 4.0, 5.1 e 5.2, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os bairros atendidos nessas áreas possuem cerca de dois milhões de habitantes, que contam com atendimento médico próximo de suas casas.

A Atenção Primária é o primeiro e o mais frequente contato das pessoas com as redes de serviços de saúde, onde são realizadas as primeiras consultas. Os pacientes recebem orientação para que previnam-se de doenças e tenham um tratamento precoce e efetivo, evitando assim internações hospitalares desnecessárias.

Os moradores são cadastrados nas clínicas da família e passam a receber os cuidados na unidade, bem como em suas casas, com visitas dos profissionais.

Entre os tratamentos de prevenção destacam-se o acompanhamento pré-natal em gestantes até o nascimento do bebê, quando passam a receber atenção, que se estende por toda a vida, nas áreas médicas, odontológicas e vacinação infantil.