Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso

Atuação UPA

O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI) acompanha as condições de saúde da população idosa. O programa atende em domicílio, prioritariamente, pessoas acima de 60 anos e possui como foco de atuação a desospitalização, a promoção, a prevenção e a reabilitação da saúde. O objetivo é gerar rotatividade de leitos nos hospitais, reduzir o risco de infecção dos pacientes e diminuir o tempo de internação.

O PADI foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) e operacionalizado pelo IABAS.

São três equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem, são responsáveis pelo atendimento domiciliar ao paciente, treinamento do cuidador e participação efetiva da família. Dependendo do perfil da atenção a ser prestada, o paciente conta com o apoio de toda a equipe. Os profissionais envolvidos fazem uma cobertura no município do Rio de Janeiro, totalizando 75 bairros, dentro das Áreas Programáticas: 1.0, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2, 3.3.